sábado, 21 de novembro de 2009

que cor é a minha cor?

Há um tempão queria falar sobre a minha cor, sobre a minha visão.. e sobre a minha história em relação a isso.. mas nunca consegui colocar no papel tamanha complexidade.. Mas o que eu sei é que descobrir qual é a minha cor mudou a minha vida, mudou o rumo da minha história e fez com que eu me respeitasse muito mais. entendi por que me comporto ou me comportava como tal, pq quase nunca falava.. pq quase nunca me colocava. Descobrir minha cor, abriu minha cabeça para um mundo encantador e sem dúvidas colorido.
Hoje entendo que a minha história é apenas um exemplo entre zilhões de casos do racismo brasileiro.. aquele racismo velado, implicito, aquele racismo que nos cala.. que nos deixa sem saber se é ou não é.. que nos coloca questionamentos e que nos faz sentir realmente menos do que somos. Acho que o problema é dizer que todos somos iguais enquanto somos tratados diferentes ( diferente aqui eu entendo enquanto pré-conceito, falta de conhecimento). Para mim, somos todos diferentes, diferenças gritantes tanto de traços fisicos e principalmente de história de vida, de conceitos formados e de valores. E acho sim que temos que ser tratados enquanto diferentes, enquanto outra cultura, outro modo de pensar a vida contudo isso não exclui o respeito, que para mim é intriseco a todas as relações.
hoje sei que tudo é um processo(falo do meu processo).. e sobre ele conheço todos os detalhes, todas as frases implicitas, todas as expressões clássicas e impregnadas de preconceito. Acredito também que foi indispensavel passar por tudo isso, para ser o que sou hoje.
Viva a diferença ! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário